A discussão sobre envolver crianças nas tarefas de casa tem vários lados. Um deles defende que as crianças precisam ter responsabilidades desde cedo, enquanto o outro argumenta que é preciso ter tempo para brincar e aproveitar a infância. Elas também precisam de tempo para descansar, para estudar e para fazer tarefas, pois são as tarefas que ajudam as crianças a desenvolver formas de responsabilidade e outras habilidades. Alguns dos benefícios de envolver os pequenos em atividades domésticas são:
1. Habilidades para o resto da vida
Independentemente do que a criança se torne quando crescer, ela precisa saber cuidar de si e do lugar onde vive. As tarefas desenvolvem noções de limpeza, de organização, de cozinha, de finanças e tantas outras.
2. Responsabilidade
Ao dar uma tarefa ou área da casa específica para a criança cuidar, ela aprende a ser responsável com o que é seu e com o que é dos outros. Ela também aprende as vantagens da organização e as consequências de não cumprir as responsabilidades.
3. Independência
Ajudar nas tarefas produz o senso de realização. Isso pode fazer com que as crianças busquem esse sentimento em outras coisas que fizerem. Ao cumprir as tarefas, elas se sentem confiantes e desenvolvem autonomia.
Rafaela Vitorino
Category: Comportamento, Eduque Brincando