Experimentos científicos são maneiras criativas de transmitir conceitos e despertar a curiosidade das crianças. Por se tratar de algo abstrato, o experimento é uma ferramenta fundamental para aumentar o interesse pelo conhecimento científico.
Confira duas alternativas para fazer em casa com as crianças:
- Mingau movediço
Este experimento é bem fácil de fazer, além de ser uma experiência sensorial interessante tanto para os pequenos, como para os adultos.
É um recurso divertido para ensinar sobre as propriedades da matéria, já que a mistura se comporta de um jeito muito curioso: quando o dedo ou outro objeto afunda suavemente nela, parece líquida, mas ao aplicar mais força e rapidez no impacto, endurece como se fosse sólida.
Para fazer, você precisa de:
- Amido de milho;
- Água;
- Um recipiente comprido (dá para visualizar melhor);
- Corante (opcional).
Modo de fazer:
A quantidade de ingredientes varia conforme o tamanho do seu recipiente. Mas você deve seguir a proporção de uma medida de água para duas de amido de milho. Se desejar, despeje algumas gotas de corante para deixar o mingau colorido.
2. Pé de feijão
O pé de feijão geralmente é uma atividade escolar. Isso porque é uma planta fácil de germinar e cultivar em espaços menores (ao menos, no início). Com a experiência, a criança observa como ocorre o processo de germinação e o início da vida da planta, o que pode despertar o interesse sobre a natureza e o cultivo de vegetais.
Para essa experiência é necessário:
- Pote de vidro (para conseguir visualizar todo o processo);
- Um grão de feijão;
- Algodão.
Modo de fazer:
Use um pouco de água para umedecer o algodão e coloque-o no pote de vidro. Depois, pegue o grão de feijão e acomode-o dentro do algodão, na lateral do pote. E está pronto! Agora, deve-se cuidar da semente, regando o algodão de vez em quando, sem deixá-lo nem encharcado nem seco. O recomendado é regar apenas quando necessário ou uma vez por dia. Depois de mais ou menos três dias, a raiz já começa a aparecer no grão. Quando o feijão atingir 20cm, transfira-o para um pote maior, já com terra.
Category: Educação, Eduque Brincando