Desde que se mudou do interior para a cidade grande, Pedro não parava de imaginar como seria estudar numa escola em que ele não conhecia ninguém. Passava horas pensando nisso antes de dormir e às vezes até chorava.
– Mas do que você tem medo, filho? – perguntou o pai enquanto iam de carro à escola.
– Medo de ficar sozinho, sem amigos, papai. Na outra escola, eu conhecia todo mundo, mas agora não conheço ninguém. E se não gostarem de mim?
Chegando à escola, o pai abraçou o garoto e disse que ele não precisava ter medo, pois logo encontraria muitos coleguinhas e iam se divertir bastante. Pedro ficou parado na porta da escola olhando o carro do pai desaparecer na esquina. Ele sentiu medo e se segurou firme para não chorar ali, na frente de todo mundo.
Procurou um lugar para se sentar e ficou observando os outros alunos correndo pelo pátio. Eles pareciam felizes.
Não demorou muito e um garoto se aproximou dele:
– Ei, você é novo por aqui? Qual é seu nome?
Pedro mal podia acreditar que alguém estava falando com ele. Os dois começaram a conversar e descobriram que eram da mesma turma.
– Que legal! Vamos estudar juntos – disse Pedro animado.
A aula foi muito divertida e Pedro conheceu vários coleguinhas. Também gostou muito da professora, que era carinhosa e contava histórias. Ele mal podia esperar para chegar em casa e contar aos pais sobre seu primeiro dia na nova escola.
Pedro perdeu o medo de ir a lugares em que não conhece ninguém. Quando isso acontece, ele sempre aproveita a oportunidade para fazer novos amigos. E você, o que faz quando vai a novos lugares?
Texto: Anne Lizie Hirle
Category: Letras, Para Pensar