Escola também é lugar de brincadeira

Na década de 1980, na Universidade de Harvard, uma equipe de pesquisadores, liderada pelo psicólogo Howard Gardner, desenvolveu a Teoria das Inteligências Múltiplas. Essa teoria propõe que a inteligência é manifestada através de diferentes habilidades e aptidões.

Para a criança, brincar proporciona o desenvolvimento de muitas dessas habilidades. E essa ferramenta é a principal metodologia da fase inicial da educação básica, destinada a crianças desde o nascimento até os seis anos de idade. Assim, a criança é estimulada a aprimorar suas inteligências:

  • Musical: ao exercitar a memória auditiva, com canto, movimento, audição, etc. O período no qual a criança está mais propensa a desenvolver essa inteligência é do nascimento até os dez anos;
  • Linguística: ao se expressar oralmente, a criança melhora seu vocabulário e compreensão, com conversas, rimas, histórias, etc. (Do nascimento até os dez anos);
  • Interpessoal: por meio da solidariedade, cooperação, comunicação, resolução de conflitos e trabalho em equipe. (Do nascimento à puberdade);
  • Intrapessoal: ao lidar com emoções e sentimentos, trabalhar a autoestima, a autocrítica, a autodisciplina, estimular descobertas pessoais, etc. (Do nascimento à puberdade);
  • Lógico-matemática: ao resolver problemas e trabalhar a atenção e a memória por meio de jogos, atividades, desenhos, etc. (Do nascimento até os dez anos);
  • Espacial e temporal: por meio do aprendizado e exercício da memória visual e da orientação e localização, exercitados com mapas, jogos, exercícios físicos, etc. (Dos cinco aos dez anos);
  • Físico-cinestésica: ao trabalhar os movimentos corporais, a coordenação motora grossa e a coordenação motora fina com brincadeiras de estímulo ao tato, jogos, atividades motoras, etc. (Do nascimento até os seis anos);
  • Naturalista: é estimulada pela percepção da água, do ar e da temperatura, por meio de jogos. (Do nascimento até os 14 anos).