Brinquedo não estruturado

Você pode até não ter ouvido falar sobre brinquedos não estruturados, mas, muito provavelmente, seu filho já brincou com algum. Um brinquedo não estruturado é um material com outra finalidade transformado em brinquedo. Colheres, pratos de plástico, tampas, canetas, potes, etc., nas mãos de crianças passam a ser mais que objetos funcionais: viram pretexto para muita diversão.

Esses materiais estimulam a imaginação da criança, pois, como eles não vêm prontos, é preciso criar uma utilidade para eles. Com isso, a criatividade e inteligência dos pequenos também são aprimoradas. 

Ao estruturar o material, transformando-o em um brinquedo, a criança desenvolve determinadas funções cognitivas, como a atenção, o planejamento, a lógica, a organização, o pensamento matemático, a memória operacional, dentre outras. A criança também aprende a resolver seus problemas de maneira criativa, além de passar mais tempo na brincadeira, pois precisa pensar em maneiras de utilizar o material como brinquedo. É uma excelente maneira de incentivar a criança a pensar fora do convencional. Que tal separar alguns objetos e deixar seu filho dar asas à imaginação?