Pati queria ter dinheiro para comprar um presente bem bonito para a mamãe. Tudo o que ela ia dar no Dia das Mães era um caderno de receitas que tinha começado a escrever na escola e flores que havia colhido em um terreno abandonado perto de casa.
No Dia das Mães, os irmãos mais velhos, que já eram casados ou tinham idade para trabalhar e ganhar dinheiro, deram presentes lindos: Pedro deu uma blusa, Paulo deu uma saia, Priscila deu um perfume e Pati entregou seu presente e saiu correndo.
A mãe foi atrás da filha. Encontrou-a no quarto, chorando. A mãe pegou a caçula no colo, enquanto a menina falava o que a tinha deixado daquela forma.
– Mas você sabe que eu amo flores. Gostei muito dessas que você colheu para mim. E eu dei uma espiadinha rápida nas receitas e vi uma que já quero experimentar amanhã. Foram presentes maravilhosos, querida!
A menina enxugou o rosto avermelhado pelo choro.
– Verdade?
– A melhor coisa do seu presente, filha, é que ele veio do coração. E um presente dado assim é como se a pessoa desse um pouquinho dela mesma. Não pode existir melhor presente do que esse.
Que presente você daria para seu melhor amigo? Que presente daria a seus pais? Que presente daria a Jesus?
Texto: Sueli Ferreira de Oliveira
Ilustração: Ilustra Cartoon
Category: Letras, Para Pensar