O planeta Terra é formado por, basicamente, três camadas. A primeira delas, que fica no centro do planeta, muito abaixo do solo, é chamada de núcleo, onde há temperaturas extremamente quentes. A segunda camada é o manto, também conhecido como magma ou lava, que se forma a partir de rochas derretidas. Por fim, a última camada é a crosta terrestre, a superfície sobre a qual vivemos, composta de placas tectônicas. As placas tectônicas são móveis, e o impacto do choque entre elas pode ser tão forte a ponto de causar terremotos e erupções vulcânicas. O magma (ou lava), que fica abaixo das placas, pode passar pela rachadura e subir pelo vulcão, causando erupção.
Para exemplificar e explicar o fenômeno para as crianças, que tal simular um vulcão entrando em erupção?
Você vai precisar de:
- Prato descartável;
- Copo de plástico;
- Cola;
- Massinha de modelar marrom;
- Bicarbonato de sódio;
- Água;
- Vinagre;
- Detergente;
- Corante alimentício vermelho;
- Palito de madeira.
Passo a passo
1) Comece colando o copo de plástico, em pé, no meio do prato descartável. Espere secar;
2) Modele a massinha em volta do copo, formando o vulcão. Ela deve cobrir todo o copo nas laterais, deixando uma abertura em cima;
3) Leve o “vulcão” para um local que possa “sujar”.
É hora de fazer o vulcão entrar em erupção.
Com cuidado, coloque o bicarbonato no copo dentro do vulcão. Em outro copo, junte a água, o vinagre, o detergente e o corante. Misture tudo com a ajuda do palito de madeira. Depois, é só jogar a mistura no copo dentro do vulcão, por cima do bicarbonato.
O bicarbonato reage com o vinagre, formando uma espuma que transborda, representando a lava.
Category: Educação, Eduque Brincando