Verminoses – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Verminoses

Verminoses são doenças causadas por vermes que têm ocorrência maior na infância, em especial nas fases pré-escolar e escolar. Isso acontece porque os pequenos ainda não desenvolveram completamente seu sistema imunológico, têm mais contato com impurezas do chão e de parques, por exemplo, e ainda estão aprendendo hábitos de higiene. A contaminação ocorre por meio da ingestão de ovos e cistos dos microrganismos, presentes na terra, em superfícies sujas, água e alimentos contaminados.

A doença também é chamada de parasitose, pois os vermes são parasitas que se alojam no interior de um organismo (o hospedeiro). Este, passa a sofrer com sintomas causados pela presença dos parasitas, que variam entre náuseas, dores abdominais, cansaço, diarreia, barriga inchada, vômitos, perda de peso, falta de apetite e coceira no ânus.

Grande parte dos diagnósticos se dá por meio do exame de fezes, e o tratamento deve ser indicado pelo médico que, em geral, receita vermífugos específicos para cada situação. Além disso, é importante fazer a prevenção, por meio de alguns cuidados, como beber apenas água filtrada; lavar as mãos com frequência, principalmente antes e depois de usar o banheiro e antes de manusear alimentos e fazer as refeições; lavar bem os alimentos, em especial os que serão consumidos crus e evitar andar descalço fora de casa.