Uma mão lava a outra – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Uma mão lava a outra

A curiosidade das crianças faz com que elas explorem o mundo, tocando o que quer que tenha formas, cores e texturas atraentes, plantas, animais e objetos diversos – algo bastante necessário e saudável para o desenvolvimento infantil. Entretanto, esse contato deixa os pequenos à mercê de micro-organismos nocivos, como bactérias, vírus e vermes. Apesar dessa exposição ser útil para fortalecer as defesas do organismo infantil, a quantidade de micro-organismos se torna preocupante quando eles acumulam nas mãos. Estas tendem a tocar olhos, boca e nariz e, assim, fazer com que os seres invisíveis a olho nu entrem para o interior do corpo, causando doenças.

Para prevenir problemas, ensine seu filho o hábito de lavar as mãos. A partir dos quatro anos, a criança já entende que precisa lavar as mãos após usar o banheiro e antes das refeições. Mas, mesmo assim, os pais podem ajudar lembrando-a. Sempre depois de brincar com os animais de estimação ou na areia, reforcem o hábito de higienizar as mãos.

Ensine seu filho a esfregar os dedos, palma e punho, usando água e sabão. Aproveite para explicar que o processo previne doenças e seja o exemplo que ela deve imitar, lavando as mãos sempre antes das refeições, após voltar da rua, depois de pegar em objetos sujos, etc.