Três dicas para estimular a criatividade infantil | Nosso Amiguinho

Três dicas para estimular a criatividade infantil

Estimular a criatividade nas crianças não precisa ser uma tarefa complicada. Mas muitos pais têm dificuldade em aplicar medidas práticas. Pensando nisso, separamos três dicas do que incluir na rotina para despertar o senso criativo nos pequenos. Confira abaixo:

Permita que as crianças fiquem ociosas.

  1. Deixar “espaços” na rotina sem nada programado é ótimo para exercitar a mente. Por mais que as atividades e afazeres ajudem no desenvolvimento, momentos livres são igualmente importantes. Nesses momentos podem surgir as melhores ideias, histórias e brincadeiras. Não ter “nada para fazer” cria uma necessidade, e é quando a imaginação entra em ação.

      2. Deixe a criança chegar às próprias conclusões.

Quando seu filho perguntar algo, não responda imediatamente, mas proponha um desafio. Pergunte o que ele imagina que seja a resposta correta. Na hora de pintar, por exemplo, em vez de indicar as cores, deixe que ele escolha livremente. Mas não confunda: não é para deixar a criança sem restrições, e, sim, dar liberdade para que ela saiba buscar respostas e tomar boas decisões.

      3. Limite o tempo nos dispositivos eletrônicos.

O uso da tecnologia pode ser ótimo para distrair as crianças, mas passar muito tempo em celulares e tablets diminui a possibilidade de criação, além de trazer outros prejuízos.