Trabalho em equipe – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Trabalho em equipe

Quando brincam, as crianças se desenvolvem de múltiplas maneiras. Existem brincadeiras que estimulam a coordenação motora, outra que estimulam a linguagem, algumas que desenvolvem a criatividade e a expressão, enquanto outras, a lógica e o pensamento matemático. Seja como for, as brincadeiras auxiliam na organização de pensamentos, tomada de decisões e compreensão de regras e limites.

De forma geral, as brincadeiras podem ser classificadas como individuais e coletivas. Embora seja importante brincar sozinho, também é vital proporcionar oportunidades para que as crianças brinquem umas com as outras. Entre as vantagens de brincar em grupo destaca-se o desenvolvimento da capacidade de trabalhar em equipe. Confira, abaixo, duas atividades para estimular essa importante habilidade social:

  1. Pega bandeira: Divida as crianças em dois grupos, cada qual com seu campo, um objeto que simboliza a “bandeira” e área da “bandeira”. O desafio é atravessar o campo do adversário, chegar até a bandeira e voltar para seu campo sem ser pego levando a bandeira consigo. Quem for pego, deve ficar parado onde estiver até que alguém de sua equipe o toque; e quem estiver na área da bandeira não pode ser pego. Vence o time que conquistar primeiro a bandeira do adversário. Esta brincadeira estimula o trabalho em equipe pois exige que as crianças planejem juntas e cumpram a estratégia para vencer.
  2. Cabo de guerra: Esta é clássica! Basta dividir os participantes em dois grupos iguais (equilibrando forças), fazer um risco divisório no chão e entregar uma corda grande para as crianças segurarem. Todos os participantes, em fila indiana, devem puxar a corda para seu lado, tentando impedir que o outro lado puxe mais forte. Quem passar da marca no chão primeiro perde. A vitória depende da ajuda e união de todos!

Além de diversão, as brincadeiras oferecem aprendizado para a fase adulta, que auxilia a enfrentar os desafios da vida.