Sem chorar nem resmungar | Nosso Amiguinho

Sem chorar nem resmungar

Cristiano sentou-se para fazer a tarefa de casa, mas ele não conseguia pensar nos exercícios. Sua irmãzinha estava chorando na sala.

– Cristina, pare de chorar agora mesmo – ele ouviu a mãe repreendendo a irmã. – Você pode fazer isso sozinha.

Não adiantou a mãe falar com ela. Logo, Cristiano ouviu o choro da irmã novamente. Desta vez, o garoto se levantou e foi até a mãe.

– O que tem de errado com ela? Por que não para de chorar? Eu tenho um montão de tarefa e não consigo me concentrar com esse chororô.

– Ela quer que alguém pegue os chinelos dela no quarto.

– E por que ela mesma não pega? – perguntou o menino. – Eu vou pegar pra ela parar de chorar logo.

– Não vai, não – falou a mãe, bem séria. – Sua irmã sabe pegar os chinelos sozinha e, mesmo que não pudesse, não é chorando que se consegue as coisas.

Mais alguns minutos, vendo que a choradeira não surtia efeito, a própria Cristina pegou os chinelos. Depois, aproximou-se da mãe limpando as lágrimas e pedindo desculpas.

Como você reage quando quer alguma coisa? Chora? Reclama? Faz barulho? Lembre-se: você mesmo pode fazer muitas coisas, obviamente com a autorização dos seus pais. E, se existe algo que não possa fazer, você sabe que há uma forma especial de pedir que alguém o ajude. Ah, e depois de receber ajuda, não se esqueça de agradecer!

Depois que a Cristina entendeu tudo isso, a casa ficou em silêncio novamente, e Cristiano pôde voltar para as tarefas.