Roda de histórias – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Roda de histórias

A contação de histórias é um momento muito especial para pais e filhos. Contudo, o tradicional formato de “pais lendo um livro para as crianças” pode ir perdendo a graça aos poucos. Para que isso não aconteça, há alternativas.

Hoje, apresentamos a roda de histórias, uma ferramenta que vai servir de ponto de partida para a criação de diversas histórias. Aqui, não existe um livro nem um conto pronto. Quem usa a roda de histórias inventa sua própria a partir de um desenho que está na roda. Veja, abaixo, como fazer essa ferramenta e como ela funciona:

Você vai precisar de:

  1. Folha de papelão ou papel branco de espessura grossa;
  2. Lápis (para marcar);
  3. Canetão preto (para passar por cima);
  4. Estilete ou tesoura;
  5. Colchete bailarina
  6. Canetinhas coloridas.

Passo a passo:

  1. Desenhe um círculo grande no papelão e recorte. O tamanho do círculo pode variar. Pode ser algo entre 40cm e 50cm;
  2. Trace oito partes iguais no círculo, imitando a divisão de uma pizza;
  3. Depois, usando outro pedaço de papelão, desenhe e recorte uma flecha um pouco menor que o círculo, de mais ou menos 20cm a 25cm;
  4. Agora é o momento de dar cor à sua roda de histórias. Converse com seu filho sobre diferentes coisas sobre as quais vocês gostariam de ouvir histórias. Quando as ideias estiverem formadas, peça para a criança desenhar em cada parte do círculo algo que represente uma das ideias propostas;
  5. Faça um furo no centro do círculo, onde as linhas se encontram, e prenda a seta no círculo com o colchete bailarina. A seta deve deslizar e girar.

Modo de brincar:

Quem for contar a história, deve girar a seta. O desenho em que a seta parar deve servir de inspiração para a história. O mais legal é que o desenho é apenas um ponto de partida; a história pode ter vários caminhos e nuances. Se vocês quiserem, podem ir girando a roda enquanto a história é contada, para inserir novos elementos à narrativa. Isso pode torná-la ainda mais surpreendente e divertida!

Vocês podem intercalar: em um dia, o adulto conta a história; no outro, a criança. Assim, todos participam.

Para as crianças, contar histórias é tão importante quanto ouvir. Assim, elas podem se expressar e desenvolver sua criatividade. Aproveite essa ferramenta para passar mais tempo com sua família.