Profissão: Professor | Nosso Amiguinho

Profissão: Professor

– Esta é a minha professora, Helen! – disse a Gi, animada.

A professora Eliane conhecia a Gi há alguns anos, desde que ela entrou na escola. As duas se tornaram grandes amigas.

Que curso é preciso fazer para ser professor(a)?

Para ser professora de crianças (Educação Infantil e Ensino Fundamental I) é preciso fazer o curso de Pedagogia. Já os professores do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio, por exemplo, fazem cursos específicos em cada área: Matemática, Biologia, Geografia, etc.

Qual é a parte mais legal de ser professor?

É muito bom participar da formação dos alunos e ser uma influência positiva na vida deles. Além disso, gosto da sinceridade das crianças e do carinho que muitas expressam. Eu também aprendo com elas todos os dias.

O que é mais difícil nessa profissão?

Ser professor é uma grande responsabilidade. Temos a tarefa de ensinar muitas coisas, mas isso fica difícil quando a criança não teve uma base de respeito e dedicação. O professor tem o papel de ensinar, mas a educação começa em casa, não é?

Há quantos anos você é professora? O que mudou com o tempo?

Há mais de 30 anos. Antes, os professores eram mais valorizados pela sociedade, pelos pais e até pelos alunos. É triste ver que hoje as coisas estão diferentes, e muitos não respeitam essa profissão tão importante. Vocês, crianças, podem fazer a diferença, valorizando os professores da sua escola.