Profissão: Jornalista | Nosso Amiguinho

Profissão: Jornalista

– Vamos brincar de entrevista? – sugeriu a Luísa. – Vocês fazem as perguntas, e eu respondo.

Helen, Gi e Luísa estavam se divertindo brincando de jornalista por um dia. Quando um jornalista de
verdade apareceu, elas ficaram ainda mais animadas para conhecer a profissão.

Por que você escolheu essa profissão?

Sempre gostei muito de ler e escrever. Herdei esse hábito da minha mãe. Quando eu tinha 12 anos, participei de um programa de rádio que era apresentado pela minha igreja numa pequena emissora da cidade. Eu gostei muito! Mas, apesar dessas influências, comecei a fazer um curso totalmente diferente: Física. No entanto, um ano depois, decidi cursar Jornalismo por entender que era o que eu realmente queria fazer.

Do que você mais gosta em seu trabalho?

O contato com pessoas de diferentes culturas é uma das coisas apaixonantes da profissão. Guardo na memória muitas histórias e lugares que marcaram minha vida.

Um jornalista pode trabalhar em muitas áreas?

Além de TV, rádio, jornal e revista, a internet abriu novos espaços para os jornalistas. Também é possível atuar em editoras e outras organizações, e ainda na área de assessoria de comunicação. Outra possibilidade é ser um empreendedor, abrindo o próprio jornal, revista ou site.

Qual é a parte mais difícil?

Saber contar uma boa história. As pessoas recebem muitas informações todos os dias, e é difícil chamar a atenção delas. Isso requer muita criatividade na hora de escrever.

Se eu quiser ser jornalista um dia, como
posso me preparar desde já?

Leia muito! A leitura é fundamental para ser um bom escritor. Também aprenda uma segunda língua, de preferência o inglês. Esses são requisitos básicos para quem quer ter uma carreira jornalística de sucesso.