Por que ensinar ciência para as crianças? | Nosso Amiguinho

Por que ensinar ciência para as crianças?

Pode parecer que ciência não seja assunto para criança. No entanto, elas são capazes, sim, de compreender a respeito disso, além de ser um elemento muito importante na formação delas. Quer saber por quê? Acompanhe os motivos abaixo:

  1. Muda o modo de enxergarmos o mundo.

A ciência desperta a curiosidade e os questionamentos saudáveis, colocando os elementos que compõem o mundo sob nova ótica. A criança passa a ter uma nova maneira de observar o mundo, mais completa e mais rica, captando detalhes e novos conceitos.

  1. Estimula o pensamento.

É fato que todo mundo está pensando o tempo todo. Mas, ao estudar ciência, o pensamento passa a ser diferente: ele se torna mais direcionado e mais eficiente.

  1. Explica o mundo.

A ciência é capaz de trazer respostas a muitas dúvidas. É uma forma de entender elementos da natureza, como chuvas, trovões, formação de nuvens, etc. 

  1. Estimula a preservação.

Em geral, quando as crianças entendem sobre ciência, passam a ver a importância de cuidar da natureza. Ao estudar o impacto da ação do ser humano sobre a natureza, elas conseguem criar consciência acerca de suas próprias atitudes.

 

Rafaela Vitorino