Plantas tóxicas – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Plantas tóxicas

Muitas famílias gostam de ter plantas dentro de casa para decorar ambientes. Contudo, algumas plantas têm substâncias tóxicas e, por isso, devem ser evitadas ou mantidas fora do alcance de crianças e animais.

As plantas espada-de-são-jorge, lírio-da-paz e copo-de-leite, entre as mais comuns encontradas em casas, são exemplos de plantas venenosas que podem oferecer risco de intoxicação.

Cada planta tem um grau de toxidade, e a reação a ela varia em cada organismo. Algumas pessoas não apresentam sintomas, enquanto outras podem sofrer inchaço, vermelhidão, dor de garganta, tosse, irritação nos olhos, etc.

Ao adquirir uma nova planta, sempre pesquise com antecedência e pergunte ao vendedor se ela apresenta algum risco. O ideal é escolher uma espécie que seja segura, principalmente se tiver crianças e animais de estimação em casa. Se houver intoxicação ou reação alérgica a alguma planta, leve uma parte do vegetal ao pronto-socorro, para facilitar o atendimento. Você também pode obter informações do Sistema Nacional de Informações Tóxico-Farmacológicas (Sinitox), ligando para o telefone 0800 722 6001.