Pintando no Gelo – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Pintando no Gelo

Quer incentivar em seus filhos o interesse pela ciência? Torne o aprendizado prático, lúdico e divertido. Uma maneira de fazer isso é realizar de experiências científicas em casa. Existem opções de experiências simples, que utilizam poucos materiais e têm pouca chance de dar errado. 

Uma delas é a pintura no gelo. Isso mesmo! Você vai usar um bloco de gelo como “tela” para pintar. Para fazer essa experiência, é necessário gelo, sal e tinta (ou corante de alimentos). Encha de água uma fôrma pequena e coloque no congelador. Quando tiver virado gelo, vocês já podem começar a experiência.

Desenforme o gelo e espalhe uma fina camada de sal por cima. O sal vai fazer com que se formem pequenas fendas no bloco, pois, quando entra em contato com o gelo, reduz seu ponto de fusão, fazendo com que o derretimento ocorra mais rápido. Para finalizar, coloque tinta ou corante por cima. O resultado é um lindo bloco colorido! Use essa experiência para ensinar sobre os três estados da água: líquido, sólido e gasoso.