Pequeno rei – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Pequeno rei

Você já ouviu falar na síndrome do imperador? Ela define crianças e adolescentes que abusam de seus responsáveis, sejam os pais, os professores ou outros familiares. A criança com síndrome do imperador quer mandar em casa e escolhe o que vai comer, assistir, o horário de dormir, além de não aceitar a aplicação de disciplina, entre outras coisas. 

Especialistas definem que esse comportamento é causado por determinados fatores. Entre eles, estão pais que se dedicam pouco a educar os filhos e não impõem limites, e a criação de filhos únicos. Alguns pais, na tentativa de compensar sua ausência na vida do filho, acabam concedendo todos os pedidos da criança, sem nenhum critério. A falta de limites cria a sensação de impunidade, mesmo quando a criança sabe que está errada. Não ter irmãos não significa que uma criança desenvolverá a síndrome, mas, sem a devida orientação dos pais, ela pode se sentir o “centro do universo” e achar que tudo deve girar em torno de sua satisfação.

Embora esses fatores não sejam determinantes, contribuem para que a síndrome apareça. É importante lembrar que, a não ser em caso de transtornos psiquiátricos, a síndrome do imperador é causada por uma educação deficiente e tem solução. Para isso, os pais precisam ajudar seus filhos a desenvolver inteligência emocional, consciência sobre os próprios sentimentos e os do próximo e empatia. Eles devem colocar limites claros, sem jamais tolerar violência nem mentira. Como fazer tudo isso? Não tem segredo: é preciso dedicar tempo e praticar o respeito e o diálogo com os filhos.