Pátria amada, Brasil! – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Pátria amada, Brasil!

Ensinar às crianças sobre sua origem é essencial. Além de preservar e passar adiante as tradições de família dos seus ancestrais, também é importante conversar sobre a história do país.
As escolas costumam se encarregar desse papel. Mas os pais também podem ajudar no processo. Aqui vão três dicas:

1) Jogos e programas históricos
Existem jogos, filmes e documentários que ensinam sobre História. Procure fazer com que as crianças tenham acesso e desfrutem desses materiais;

2) Cozinha + história
Nossa culinária tem muito a ensinar sobre o povo brasileiro. Faça uma receita típica do Brasil ou de sua região e ensine sobre a história do país. Você pode convidar a criança a acompanhar o processo da receita, ou para cozinharem juntos, enquanto conversam.

3) Visitar museus
Os museus estão cheios de histórias para contar. Aproveite as visitas para ensinar, também, questões relacionadas ao estado, cidade ou região na qual sua família se encontra e refletir sobre como era a vida das pessoas que moravam na mesma região há muito tempo atrás. “O que mudou?”; “Algo continua igual?”; “Como aconteceram essas mudanças?” são perguntas que podem ajudar a instigar o interesse das crianças na história.