Passatempo… e o tempo passa! – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Passatempo… e o tempo passa!

Há momentos em que é preciso manter as crianças, geralmente, cheias de energia, mais quietas e contidas. Essa tarefa pode se tornar menos desafiadora com alguns passatempos ideais para diverti-las em espaços fechados, como uma sala de espera, um carro ou um dia chuvoso em que é preciso ficar dentro de casa. Veja três dicas abaixo.

A primeira dica trata-se de uma brincadeira em que basta dizer uma palavra, e a criança terá que dizer outra que se relacione, de alguma forma, com a palavra dita imediatamente antes. Por exemplo, se você disser “quarto”, ela pode dizer “cama”, por fazer parte dos itens encontrados nesse cômodo, ou ainda “queijo”, por se tratar de uma palavra com a mesma letra inicial; se disser “escola”, a criança pode responder “professora” ou “estrela”, e assim por diante. Quem repetir alguma palavra primeiro perde a rodada.

Para a segunda brincadeira, cada participante deve observar muito bem, durante certo tempo, algum local da casa ou do ambiente em que está. Depois, é preciso fechar os olhos e descrever o local. Quando terminar, pode-se abrir os olhos novamente. E, assim, o jogador vai observando e descrevendo, observando e descrevendo; até conseguir descrever o melhor que puder. Aos poucos, será possível lembrar de mais detalhes com precisão.

A terceira e última brincadeira da lista consiste, basicamente, em fazer rimas. O primeiro jogador deve dizer uma palavra ou frase e o próximo deve responder com algo que rime e que também faça sentido. Quando as rimas acabarem, começa uma nova frase ou palavra.