PANC para cultivar em casa – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

PANC para cultivar em casa

PANC é a sigla para Plantas Alimentícias Não Convencionais, ou seja, vegetais comestíveis, nutritivos, mas que não fazem parte da alimentação tradicional de uma região. Atualmente, pesquisadores e cientistas têm tornado essas espécies cada vez mais conhecidas para que a população se beneficie desse alimento. As PANC são fáceis de cultivar, além de, claro, serem próprias para consumo e fonte de importantes nutrientes.
Se você tem horta em casa, por que não incluir uma dessas plantas? Confira duas opções de PANC para cultivar.

  • Ora-pro-nóbis: Essa plantinha é fonte de ferro, ácido fólico, vitaminas A e C e tem muita proteína em suas folhas, que podem consumidas cruas, em saladas, cozidas em refogados ou em chás. O cultivo não exige muitos cuidados, mas você pode podar e adubar a planta com frequência para que as folhas cresçam mais;

  • Cúrcuma: Parecida com o gengibre, a cúrcuma (também conhecida como açafrão-da-terra) é rica em substâncias antioxidantes, anti-inflamatórias e anticancerígenas. A raiz da planta pode ser consumida fresca, ralada ou picada, para temperar ou dar cor a diversos pratos, e as folhas também podem ser usadas cozidas ou como tempero. É só plantar uma parte da raiz e manter a terra úmida. A planta gosta de sol e umidade.

Atenção: Não consuma nenhum vegetal que você não conheça nem tenha certeza da origem ou se é comestível. Procure hortas especializadas no cultivo desses vegetais para obter mudas.