Organização, por favor – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Organização, por favor

Ensinar as crianças a serem organizadas não é apenas uma questão de estética, mas também algo importante para ensinar limites e responsabilidade.

Veja três maneiras de incentivar seu filho a ser mais organizado:

Estabeleça uma rotina

Ter uma rotina ajuda a organizar mais do que as tarefas, também contribui para a organização física e psíquica. Você pode incluir horários para as refeições, estudo, diversão, sono, etc. A rotina transmite segurança para a criança, pois ela sabe o que tem que fazer, evitando que fique perdida, preocupada ou ansiosa com coisas simples.

Distribua tarefas

Atribua a seu filho uma pequena responsabilidade rotineira, como tirar a mesa após o jantar, por exemplo. Ensine-o como executar a tarefa e depois deixe-o fazer sozinho. Não esqueça de elogiar e agradecer.

Organização é prazer

Mostre para seu filho como estar com as coisas organizadas pode transmitir mais prazer, tranquilidade e alegria, além de evitar problemas como perder algum objeto e ter que gastar tempo procurando. Também explique a importância de manter os brinquedos organizados, por exemplo. Não esqueça de ensiná-lo como organizar suas coisas;

Bônus: Você deve ser o exemplo, demonstrando ser alguém organizado. Além disso, não exagere. Seu filho deve ser organizado e cuidadoso, mas não o cobre além de sua capacidade. Afinal, a intenção é mostrar os benefícios da organização e, não, torná-la um fardo.