O que não dizer – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

O que não dizer

Confira três frases que devem ser evitadas ao máximo na educação dos filhos:

1. “Não chore por essa bobagem, deixe de ser exagerado”.

Nossos sentimentos e emoções ocorrem de maneira não proposital. Assim como nem mesmo os adultos conseguem ter controle sobre suas emoções, as crianças também não podem. Outros comentários de mesma natureza, como: “Não consigo entender porque você tem medo disso” ou “Isso não é motivo para ficar chateado” também não devem ser ditos. Afinal, não cabe a nós definir o que chateia ou amedronta alguém. 

2. “Seu irmão faz melhor do que você”. 

Comparações raramente são benéficas, principalmente entre irmãos. Geralmente, elas não são positivas e pretendem mostrar um ponto fraco de uma pessoa. É necessário lembrar que cada um tem um ritmo e se desenvolve de uma forma, além de ter qualidades diferentes em relação a outras pessoas. Por isso, em vez de comparar e rebaixar, elogie seu filho quando ele progredir e incentive-o a continuar tentando e melhorando.

3. “Você incomoda todo mundo”.

Cuidar dos filhos e ainda conciliar trabalho, casamento, amizades e outros âmbitos da vida não é uma tarefa fácil. São diversas exigências que acabam deixando os pais, por vezes, estressados e esgotados. Diante disso, podem acabar explodindo e descontando nos filhos. Muitas vezes, eles estão apenas pedindo ajuda com a lição de casa ou querendo brincar. Nessas situações, lembre-se de que a criança não está pedindo atenção para incomodar, mas porque tem necessidade, assim com outras crianças e adultos. E é função dos pais dar a atenção devida aos filhos.