O que alimentação tem a ver com televisão? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

O que alimentação tem a ver com televisão?

Uma pesquisa publicada no Journal of Nutrition Education and Behavior, “Assistindo programas de culinária na TV: efeitos sobre a ingestão real de alimentos entre crianças”, traduzido do inglês, mostrou que as crianças que assistem programas televisivos que apresentam alimentos saudáveis têm tendência de se alimentar melhor. Os pesquisadores analisaram a reação de 125 crianças, com idade entre 10 e 12 anos, a dois tipos diferentes de pratos. O primeiro era uma opção saudável, com maçã e pepino, e o outro era composto por batatas fritas e biscoitos industrializados. 

As crianças foram divididas em dois grupos. Enquanto um era formado por crianças que haviam assistido a um programa de culinária que apresentava comidas saudáveis, as crianças do outro grupo tinham assistido programas com comidas menos saudáveis. Conforme os resultados apontaram, as crianças do primeiro grupo tinham quase três vezes mais chances de optar pelo prato mais saudável do que as crianças do segundo.

O líder da pesquisa, Frans Folkvord, apontou que a educação alimentar é importante também nas escolas. Segundo ele, saber preparar alimentos saudáveis aumenta as chances de jovens e adultos consumirem vegetais. Além disso, os pesquisadores lembraram dos inúmeros efeitos nocivos da má alimentação na saúde de crianças e adolescentes.