O primeiro smartphone | Nosso Amiguinho

O primeiro smartphone

Para além dos tablets e computadores, os smartphones estão entre os presentes mais pedidos por crianças e adolescentes. Se esse é o caso do seu filho, aqui vão algumas recomendações para administrar a questão sem grandes problemas.

1) Não é difícil perceber como as crianças imitam aquilo que veem. Podemos perceber o reflexo do que observam em suas palavras e atitudes. Por isso, o exemplo dos pais vale tanto. Se não quer ver seus filhos o tempo todo no celular, você também não pode fazer o mesmo, principalmente nos momentos em que está com elas, como nas refeições, passeios, etc.

2) Estabeleça regras/ conselhos, mas não exagere. Regras acerca do uso na escola, horários para acesso, cuidados que devem ser tomados nas redes sociais, conselhos sobre amizades virtuais, etc. fazem parte do que deve ser estabelecido. Mas, em vez de querer controlar tudo que seu filho faz na internet – o que é impossível – ensine-o a como usá-la com segurança. 

3) As regras são importantes, mas a cumplicidade e a conversa estão acima disso. Se seu filho confia em você, ele irá contar sobre possíveis perigos e respeitará as regras, pois entende que você só quer o bem dele.