Não tenha medo de errar – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Não tenha medo de errar

Já dizia a famosa frase: “errar é humano”. Embora não se saiba com exatidão quem disse essas palavras, podemos afirmar que se trata de uma máxima importante, mas que diversas vezes é ignorada. 

Muitas crianças têm medo de errar – e carregam isso até à fase adulta. O medo de errar é normal, porém, quando ele se torna excessivo, é necessário saber sua origem. Se as crianças ouvem constantemente frases que apontam seus erros como bobos ou como enormes falhas, principalmente vindas dos pais e de adultos nos quais elas confiam, elas tendem a desenvolver esse medo. Quando pais fazem seus filhos se sentirem mal por seus erros e limitações, os pequenos criam a sensação de que deveriam saber e serem bons em tudo, quando, na realidade, isso não é possível. 

Quando evitamos a todo custo momentos propícios ao erro, deixamos de vivenciar oportunidades, de arriscar e experimentar algo novo – e isso é muito importante para o desenvolvimento pessoal e também profissional.

Errar não é o fim do mundo e deve ser encarado como uma oportunidade de aprender, tentar e acertar na próxima tentativa. Por isso, ensine seu filho a encarar o erro dessa maneira, como algo que faz parte do processo de aprendizagem. Não deixe de corrigi-lo, mas faça isso na medida e no momento certos. Transmita a confiança de que seu filho precisa para superar seus erros e ir em busca dos acertos.