“Não faço porque não sei” – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

“Não faço porque não sei”

Alguns pais não entendem porque seus filhos não “colaboram” em casa. A resposta para esse questionamento pode não ser única, mas existe um fator importante a ser considerado: o fato de que, talvez, a criança simplesmente não saiba como executar determinadas tarefas.

Muitos pais cometem o erro de pedir a seus filhos para fazerem algo já esperando que eles saibam como. Em geral, o pensamento é de que se trata de uma tarefa simples ou que, como a criança já viu um adulto executando, também saberá como fazer. Mas essa suposição muitas vezes é falha. No caso de recolher brinquedos, por exemplo, pode ser que a criança até entenda o que precisa ser feito, mas pode ter dificuldade em organizar uma grande quantidade de brinquedos, pode não saber como guardá-los corretamente e, em sua frustração, desista de concluir a tarefa. 

Incluir as crianças no cuidado com a casa é importante. Mas, antes de pedir ao seu filho que execute alguma tarefa, ensine-o como. Uma boa maneira de incentivá-lo é começar a tarefa com ele e, depois, deixar que termine sozinho. Certifique-se de que ele entendeu todos os passos e então encoraje-o a fazer por si mesmo.