Meu filho precisa de um psicólogo? | Nosso Amiguinho

Meu filho precisa de um psicólogo?

Ao contrário do que alguns podem pensar, crianças também desenvolvem problemas psicológicos. Doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos, não são resolvidos somente com ajuda familiar, apesar de seu apoio ser fundamental. Casos assim necessitam do acompanhamento de um psicólogo. 

Para identificar se esse é o caso de seu filho, fique atento aos seguintes sinais:

1) Agressividade: O comportamento agressivo constante pode estar relacionado a algum conflito ou sentimento interno com o qual a criança não está sabendo lidar.

2) Dificuldade de atenção e inquietude: Alguns pais podem confundir esse comportamento com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Porém, a agitação pode estar relacionada a outras questões.

3) Doença sem causa aparente: Se a criança sente dores de cabeça, na barriga ou em outras partes do corpo sem que os pais identifiquem a razão, pode ser que esse sintoma seja um sinal de que a saúde mental não está bem.

4) Problemas na escola: Dificuldade de aprendizagem, mau comportamento e dificuldade de relação com colegas e professores podem ser melhor solucionados com a ajuda de um psicólogo.

22