Meu filho precisa de um psicólogo? | Nosso Amiguinho
    • RT @cpbeditora: O podcast semanal "Nosso Amiguinho tá na área!" já está disponível nas principais plataformas digitais. Saiba mais no post…

      Feb 04, 2021

Meu filho precisa de um psicólogo?

Ao contrário do que alguns podem pensar, crianças também desenvolvem problemas psicológicos. Doenças como depressão, ansiedade e outros transtornos, não são resolvidos somente com ajuda familiar, apesar de seu apoio ser fundamental. Casos assim necessitam do acompanhamento de um psicólogo. 

Para identificar se esse é o caso de seu filho, fique atento aos seguintes sinais:

1) Agressividade: O comportamento agressivo constante pode estar relacionado a algum conflito ou sentimento interno com o qual a criança não está sabendo lidar.

2) Dificuldade de atenção e inquietude: Alguns pais podem confundir esse comportamento com o Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Porém, a agitação pode estar relacionada a outras questões.

3) Doença sem causa aparente: Se a criança sente dores de cabeça, na barriga ou em outras partes do corpo sem que os pais identifiquem a razão, pode ser que esse sintoma seja um sinal de que a saúde mental não está bem.

4) Problemas na escola: Dificuldade de aprendizagem, mau comportamento e dificuldade de relação com colegas e professores podem ser melhor solucionados com a ajuda de um psicólogo.

22