Mão na massa – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Mão na massa

Brincar com massa de modelar desenvolve a coordenação motora fina, exercita os músculos das mãos e dos braços, desenvolve a visão e o tato e ajuda a aumentar a concentração e a capacidade de perceber os espaços. Além disso, essa brincadeira também estimula a criatividade e a imaginação. 

Apenas entregar a massa para a criança e deixá-la brincar livremente já vai trazer muitos benefícios, como os citados acima. Mas, que tal pensar em maneiras diferentes de usar a massinha? Veja três opções de uso:

  1. Construir: Com canudos, é possível montar estruturas, usando a massa de modelar como um “cimento” para unir os canudos. Você pode formar bonecos, a estrutura de uma casa, etc.;
  2. Explorar texturas: use diferentes objetos como “carimbos”. É só abrir um pouco de massa de modelar sobre uma mesa e pressionar o objeto contra ela. Vale qualquer coisa: pentes, blocos de montagem, bonecos pequenos, etc.;
  3. Misturar as cores: deixe a criança misturar as cores da massa de modelar e aproveite para ensinar sobre cores primárias e secundárias. Azul e amarelo, por exemplo, formam verde; amarelo e vermelho, laranja; e assim por diante. Permita que a criança explore as mais diversas combinações.