Letras e movimento – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Letras e movimento

Três brincadeiras para aprender as letras do alfabeto, se divertir e se movimentar! Vamos nos familiarizar com a língua e ainda mandar para longe o sedentarismo? Confira:

1) Corrida das letras

Vistam roupas e calcem tênis confortáveis, afastem os móveis e preparem-se para o sinal da largada! Em uma mesa ou balcão, coloque grandes letras recortadas (de preferência, letras com as quais a criança esteja bem familiarizada). A uma distância determinada, a criança deve esperar pelo seu sinal, antes de correr para buscar a letra que você pediu. Em um nível um pouco mais avançado, pode-se dizer uma palavra simples, e a criança corre para pegar uma letra de cada vez para formar a palavra designada. 

2) Acertar a letra

Essa brincadeira se assemelha àquela de acertar pinos com argolas.

Você vai precisar de pratos e copos descartáveis, tesoura, lápis e marcador permanente preto.

Comece transformando o prato descartável em uma argola. recorte um buraco no meio, de maneira a formar uma argola. Escreva uma letra no fundo e na lateral de cada um dos copos descartáveis, no maior tamanho que conseguir.

Hora de brincar: coloque os copos no chão, um ao lado do outro, com uma distância de mais ou menos 20 cm entre eles. Quando você disser uma letra, a criança deve identificar o copo correspondente e tentar acertá-lo com a argola.

3) Chutar a letra

Essa brincadeira, além de ensinar sobre o alfabeto, também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora grossa. 

Você pode aproveitar os copos da brincadeira anterior. A diferença é que, em vez de acertar o copo com a argola, a criança deve chutar uma bola em direção ao copo com a letra indicada por você e derrubá-lo. Aos poucos, você pode ir aumentando a distância entre a bola e o copo.