Hormônio do sono na comida – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Hormônio do sono na comida

A melatonina, hormônio do sono, é fabricada durante a noite. Quando a melatonina é liberada no sangue, nos sentimos mais sonolentos e menos alertas. Mas você sabia que a melatonina também pode ser encontrada na comida e, assim, favorecer o sono?

Pesquisadores da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) revisaram uma série de estudos sobre o efeito que os alimentos ricos em melatonina têm sobre o sono. E encontraram bons resultados. Alguns alimentos de origem vegetal como frutas (uva, morango, kiwi, cereja e tomate), cogumelos, sementes e cereais (trigo, aveia e cevada) têm boas concentrações de melatonina.

A falta de sono prejudica o metabolismo, aumenta o risco de hipertensão e de doenças cardiovasculares e pode afetar seriamente as áreas da linguagem e da memória, entre outros prejuízos. Quando se trata das crianças, o sono é ainda mais importante, pois é durante ele que o hormônio do crescimento é secretado. Além disso, o cérebro humano se desenvolve até os 21 anos, grande parte durante o sono.

Apesar dos alimentos ricos em melatonina ajudarem no sono, não pense que se pode abusar deles; o correto é ter uma alimentação saudável como um todo. Inclua mais verduras, frutas e legumes em sua dieta e evite alimentos com muito sal, açúcar e gorduras trans e saturada.