Gosto por Matemática | Nosso Amiguinho

Gosto por Matemática

A Matemática vai muito além de contas, fórmulas e tabuadas. Por trás dos exercícios e ensino escolar, encontra-se o raciocínio lógico e matemático, útil para situações cotidianas. Entretanto, apesar de sua importância, nem sempre as crianças se interessam pela matéria. Muitas, até mesmo, acabam criando certa aversão a ela. Se esse é o caso de seu filho, conheça algumas dicas que podem ajudá-lo a ter mais interesse pela matéria. 

Uma das principais maneiras de criar a motivação é o tipo de conversa que os pais mantêm com seus filhos desde os anos iniciais. Perguntar mais do que fornecer respostas, estimular a criança a contar, desenvolver noções de maior e menor, pedir para que ela resolva problemas concretos e trazer a Matemática para o dia a dia são alguns dos estímulos que entram para a lista.

Em geral, muitas crianças se sentem desestimuladas porque têm vergonha ou medo de errar. Portanto, elas precisam desenvolver a confiança, uma base que deve ser fornecida pelos pais desde cedo. Além disso, uma rotina de estudos influencia significativamente no aprendizado, tanto da Matemática, como de outras áreas, pois transforma o estudo em um hábito e traz familiaridade com o assunto.