Frases que não devem ser ditas – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Frases que não devem ser ditas

“Você pode conseguir tudo para o que se propuser”: A verdade é que, por mais que queiramos algo ou façamos de tudo para conquistar nossos objetivos, nem sempre conseguiremos realizá-los. Em vez de dizer que seu filho pode conseguir tudo, incentive-o a não desistir, mas sabendo que há possibilidades de fracasso e situações que fogem do seu controle. A realidade deve ser apresentada, por menos encantadora que pareça.

“Você me tira do sério. Esquece que eu sou sua mãe/ pai por hoje”: Frases como essa causam danos nos filhos, prejudicando sua autoestima. Por mais estressante que suas tarefas sejam ou, até mesmo, o cuidado com o filho, é preciso manter o controle. Mesmo que a frase seja dita “da boca para fora” num momento de alta frustração, ouvi-la pode ter sérios efeitos.  

“Aprenda a fazer as coisas sozinho. Eu não vou estar aqui para sempre”: os pais realmente não vão estar sempre presentes ou viver pela eternidade. Mas, por mais que seja importante incentivar a autonomia dos pequenos, há tempo e momento para tudo. As crianças necessitam de nossa ajuda, cuidado e orientação. Por isso, forneça ferramentas e ensine habilidades para que, quando seu filho precisar, ele consiga “se virar sozinho”. Mas nada antes do tempo certo e fora da idade correta.