Frases que devem ser evitadas pelos pais – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Frases que devem ser evitadas pelos pais

1) “Você poderia ter se esforçado mais”: Alguns pais usam os mais variados contextos para dizer frases como essa. Após um jogo de futebol, por exemplo, podem dizer: “Se você tivesse corrido mais que o João, poderia tê-lo driblado e marcado um gol”; ou após uma nota ruim em uma prova de Português, pode-se ouvir algo como: “Juliana, como você é preguiçosa! Se tivesse estudado e se dedicado mais teria tirado uma boa nota”. 

Muitas vezes, os pais exigem muito de seus filhos. Porém, nem sempre eles estão preparados ou dispostos. É preciso saber se a criança realmente gosta de jogar futebol; ou, no caso da prova, se a nota ruim não é fruto de um problema na escola ou de aprendizado, e não de falta de interesse.

2) “Quando eu tinha sua idade, fazia a lição de casa sozinho”: A cada geração, as coisas mudam. Nossa geração é diferente da geração de nossos pais, avós, filhos e assim por diante. Comentários como “isso sempre foi feito dessa forma, e sempre deu certo”, não se encaixam, pois são momentos diferentes. Além disso, cada pessoa é de uma forma e tem seu próprio tempo. Ninguém deve esperar que outra pessoa faça o mesmo que ela só porque têm a mesma idade ou alguma outra coisa em comum. Portanto, não espere isso de seu filho.