Fim das férias: período de adaptação – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Fim das férias: período de adaptação

Assim como, ao entrar para as férias, as crianças e os pais precisam se adaptar à nova rotina, o mesmo ocorre com a volta às aulas. Os horários menos rígidos, as atividades recreativas e o tempo livre de sobra sofrem alterações. Deve-se ter em mente que a criança, antes acostumada à descontração das férias, passa a ter mais obrigações: ir à escola, estudar, fazer as tarefas escolares, etc. 

A adaptação, em geral, tende a durar uma semana, dependendo do auxílio dos pais e professores. Estes, devem incentivar as crianças a enxergar o início das aulas como algo positivo, para facilitar a readaptação.

Além da parte que cabe aos educadores, os pais também precisam ter voz ativa. É seu papel conversar com os filhos, aconselhando, transmitindo confiança, tranquilidade e segurança. Destaque os pontos bons da volta às aulas e inclua seu filho nos preparativos: compra dos materiais, organização do uniforme, escolha do lanche, etc. Converse com os professores e, se possível, leve e busque seu filho no colégio, ao menos durante a primeira semana.

Essas atitudes melhoram a autoestima da criança e a ajudam a se sentir segura para enfrentar as dificuldades que podem aparecer.