Fico feliz quando… | Nosso Amiguinho

Fico feliz quando…

Um estudo realizado pelo Instituto Datafolha e a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) revelou os maiores motivos de felicidade para uma criança. Foram ouvidas 1.525 crianças brasileiras, com idade entre 4 e 10 anos, pertencentes a todas as classes econômicas e moradoras de 131 municípios. O instrumento de avaliação de qualidade de vida AUQEI serviu como base para a pesquisa, assim como o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) foi a base para o desenho amostral. 

Os pesquisadores usaram dois métodos de avaliação. No primeiro, a criança deveria responder a pergunta: “O que você mais gosta de fazer quando não está na escola? ”. O segundo propunha 26 situações, as quais a criança definiria o quanto ficava triste ou feliz diante de cada situação, numa escala de um a cinco.

Entre os resultados, o de maior destaque foi o aniversário (96% das respostas) que deixa a criança “alegre” ou “muito alegre”. Em seguida, vem a prática de esportes (94%), brincar com amigos (92%), férias escolares (91%) e assistir TV (90%). 

Quanto às brincadeiras, os resultados foram: bola (33%); boneca/boneco (28%); TV (26%); bicicleta (19%); pega-pega (17%); esconde-esconde, carrinho e vídeo game (14%); casinha (10%); computador (9%); pipa e desenhar/pintar (6%); corda (5%); corrida, brinquedos (em geral), animal de estimação e estudar (4%). 

Quando perguntadas acerca da tristeza, a situação mais suscetível a ficar “triste” ou “muito triste” é quando a criança fica longe da família (71%). 

Outras conclusões baseadas nos dados foram:

  • O carinho deve ser prioridade;
  • O brinquedo não faz a criança feliz e sim o ato de brincar e se relacionar com família e amigos;
  • O convívio com a família é extremamente importante para a criança – não só a família nuclear, como também os familiares – pois ela auxilia em seu desenvolvimento emocional e proporciona alegria e prazer;
  • Criança gosta de conviver com outras crianças, por isso o aniversário a faz tão feliz.