Fantoches diferentes – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Fantoches diferentes

Usar fantoches é uma mistura de brincadeira e contação de histórias. E eles podem ser ainda mais legais e interessantes se forem personalizados pelas crianças! Que tal oferecer para elas a oportunidade de fazer os próprios fantoches?

A sugestão é confeccionar fantoches feitos de palito de picolé. O interessante é que não tem fórmula pronta ou muitas “regras”. Para fazer esses fantoches, vocês poderão usar aquilo que têm em casa e, claro, muita criatividade. Separe tudo aquilo que possa ser usado para desenhar, enfeitar e colar: canetinhas, retalhos de tecido e papel, fitas coloridas, cola, etc. Um dica legal é usar “olhinhos” de plástico que mexem (mas estes podem ser facilmente substituídos por um desenho).

Comece pelo rosto: faça olhos, nariz e boca. Depois, vá para o cabelo. Você pode fazê-lo com pompons, linhas de costura, barbante… Hastes de chenille ficam ótimas para fazer os braços, mas outros materiais também servem. Por fim, coloque as roupas usando retalhos de papel, tecido ou desenhando. E está pronto!

Uma alternativa para essa atividade de confecção de fantoches é torná-la uma brincadeira de “imitação”. Peça para a criança fazer um fantoche do pai, da mãe, de si mesma, do cachorro, personagem favorito, etc. É só ir ajustando a atividade de acordo com a idade da criança.