Equilíbrio e espaço – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Equilíbrio e espaço

O senso de equilíbrio e o senso de espaço e de posição, também conhecidos como vestibular e proprioceptivo, respectivamente, são fundamentais para a vida. Mantemos o equilíbrio graças a um sistema chamado vestibular, que coordena os movimentos horizontais (direita e esquerda; frente e trás) e verticais (cima e baixo). Ele recebe esse nome graças ao vestíbulo, encontrado no ouvido interno, que separa a área do equilíbrio da área auditiva. É assim que você percebe se está deitado ou em pé, parado ou se movimentando.

Já os sensores proprioceptivos estão em nossos tendões, músculos e ligamentos. Eles são responsáveis pela noção de força e espaço que temos e ajudam, por exemplo, a desenvolver habilidades como subir as escadas sem olhar para os degraus e saber quanto de força é necessário para abrir a porta da geladeira.

Veja duas maneiras de estimular os sensos vestibular e proprioceptivo nas crianças:

  1. Equilíbrio na “barra”

Vocês podem fazer essa brincadeira em um parque ou em calçadas. O importante é encontrar algo em que a criança possa andar e se equilibrar, como um tronco de árvore caído, brinquedos do parquinho ou o meio fio da calçada. Essa atividade precisa ser realizada em local seguro, de baixa elevação em relação ao chão, e acompanhada de perto por um adulto, para evitar acidentes.

2. Correr para o abraço

Você e seu filho devem tomar certa distância, correr em direção um do outro e se abraçar. Essa brincadeira também pode ser feita entre irmãos ou com amigos da criança. Ela vai auxiliar no desenvolvimento de uma noção de força (o suficiente para dar um abraço sem trombar ou derrubar a outra pessoa). Também é uma atividade que necessita da supervisão atenta de um adulto, principalmente, se a criança ainda está desenvolvendo essa habilidade.