Ensinando autoconhecimento | Nosso Amiguinho
    • Sexta-feira é dia de receita nova com a Luísa! Vamos começar com uma receita deliciosa e saudável: creme de avelã c… https://t.co/bznx8NIkMV

      Aug 07, 2020

Ensinando autoconhecimento

O autoconhecimento é uma habilidade para poucos. Mesmo os adultos têm dificuldade em compreender muitas questões relacionadas a si mesmos. Como, então, ensinar isso para os pequenos? 

Em primeiro lugar, engana-se quem pensa que as crianças não são capazes de conhecer a si mesmas e exercitar o autocontrole. Pelo contrário, as crianças podem surpreender. É muito difícil, num primeiro momento, identificar e reconhecer as próprias emoções e sentimentos. Esse é um caminho longo, e deve ser uma prática constante e diária. O papel dos pais é estabelecer uma relação de confiança, escutar e conversar com seus filhos. Ouvir os pais nomeando sentimentos e sugerindo a maneira de lidar com eles torna mais fácil para a criança compreender e controlar os próprios sentimentos. Elogiar as conquistas de seu filho também o ajuda a enxergar com mais clareza aquilo de que é capaz e a desenvolver uma autoconfiança saudável. Por fim, saber o momento de corrigir também faz parte do processo de autoconhecimento. Ensinar a aceitar críticas é muito importante, pois é uma forma de assumir erros e tentar modificá-los. Mas não exagere; faça isso para incentivar seus filhos a melhorar e não para desencorajá-los.