Ensinando as crianças a lidar com a raiva – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Ensinando as crianças a lidar com a raiva

Gritos ensurdecedores, crises de choro, mudanças repentinas de humor. Coisas assim acontecem uma vez ou outra e, em certa medida, é normal que as crianças demonstrem sentimentos de raiva. Entretanto, comportamentos assim, principalmente quando são recorrentes, podem causar problemas na vida familiar e social das crianças. Nesse contexto, os pais têm um papel muito importante ao auxiliar seus filhos a lidar com os sentimentos.

O primeiro deles é o diálogo. Quando a crise de raiva surge, tomar uma atitude violenta para tentar controlar pode apenas piorar a situação. Por isso, o diálogo sempre é a melhor alternativa. Se você tem dificuldades de dialogar em momentos assim, procure planejar suas atitudes. Pense situações hipotéticas em que isso pode acontecer e planeje suas reações. 

Outra atitude importante é separar o sentimento do comportamento. Ao conversar com seu filho, demonstre que você se importa com seu sentimento, mas que reprova o comportamento raivoso e explosivo. Converse de maneira amigável e deixe que ele exponha como se sente. Por fim, lembre-se de que os maus comportamentos têm consequências e seja consistente ao defini-las.

 

Rafaela Vitorino