Educação financeira para crianças – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Educação financeira para crianças

No Brasil, existe uma grande defasagem de educação financeira. Isso se deve, entre muitos fatores, à falta de orientações financeiras que deveriam ocorrer na própria escola. Porém, a família também tem um importante papel nesse aspecto. E, quanto mais cedo uma pessoa aprender a lidar com questões financeiras, mais chance de sucesso ela terá, principalmente quando adulta. 

Se você quer ajudar seu filho a lidar com o dinheiro da melhor forma, siga estas dicas:

  • Converse com seu filho sobre o valor das coisas: fale sobre o processo de compra, o quanto você trabalhou por seu salário e diferencie o valor do custo que as coisas têm.
  • Faça listas de compras com seu filho: esse é um ótimo jeito de mostrar ao seu filho o quanto você pode gastar. Dessa forma, ele vai aprender que limites são necessários e devem ser baseados na renda do consumidor. Assim, se vocês forem ao mercado juntos, por exemplo, ele também irá compreender melhor o fato de que não pode pôr tudo que quer no carrinho.
  • Incentive-o a poupar: ter uma poupança é um modo de guardar dinheiro para um devido fim, ou de salvar as finanças em casos de emergência. Por isso, ensine a seu filho a importância de não gastar tudo e poupar parte do dinheiro. Quando ele estiver maduro quanto a esse assunto, poderá começar a compreender como são feitos os pequenos investimentos.