Educação Financeira das Escolas – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Educação Financeira das Escolas

De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, mais de 65% das famílias no Brasil estão endividadas, 25% da população brasileira têm contas atrasadas e 10% não terão como pagar.

As dívidas podem impactar negativamente o emocional das pessoas. Informações do Instituto Locomotiva apontam que o sono (54,8 milhões), a autoestima (54,1 milhões), o rendimento profissional (53,5 milhões) e o apetite (45,3 milhões) de brasileiros são afetados quando estão com dívidas.

Não à toa, a partir de 2020, no Brasil, a educação financeira passou a ser ensino obrigatório nas escolas de educação infantil e ensino fundamental. 

A importância da educação financeira infantil pode ser vista quando analisamos o impacto que as crianças têm sobre seus pais. Outra pesquisa feita pelo Instituto Locomotiva mostrou que 88% dos pais sentem a influência de seus filhos quando vão comprar, e 70% revelaram que gastam mais quando estão com as crianças. Além disso, educadores financeiros têm dito que as crianças podem ensinar sobre controle financeiro e consumo consciente para os pais que não lidam bem com suas finanças.

Legenda: A partir deste ano, no Brasil, a educação financeira passou a ser obrigatória nas escolas de ensino infantil e fundamental.