É possível substituir o açúcar? – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

É possível substituir o açúcar?

O açúcar é um ingrediente muito presente em grande parte dos alimentos, principalmente industrializados. Contudo, seu consumo excessivo pode ser extremamente nocivo e causar uma série de doenças.

Pensando em uma alternativa, apresentamos três adoçantes naturais que podem ser usados para substituir o açúcar em receitas de maneira saudável, mas também saborosa. 

  1. Mel: composto por frutose e glicose, o mel contém minerais, vitaminas e antioxidantes. Além disso, também é um excelente imunoestimulante e um anti-inflamatório. Use 25% menos do indicado na receita e diminua cerca de 15°C na temperatura do forno (se for utilizá-lo), porque o mel é mais doce e queima mais rápido. Além disso, também pode ser um ótimo adoçante para bebidas. Utilize com moderação, pois o mel é bastante calórico;
  2. Suco ou purê de maçã: para adoçar sucos, basta adicionar maçã à bebida quando for bater no liquidificador. Já em bolos, é possível substituir o açúcar e, em algumas receitas, até os ovos por purê de maçã. Ela é fonte de fibras, antioxidantes, vitamina C, fósforo, cálcio e potássio;
  3. Açúcar de coco: vem da seiva do coqueiro, que é aquecida até sobrar os grãos de açúcar. Em comparação com o açúcar refinado, não passa por nenhum processo de refinamento e é rico em nutrientes, como vitaminas do complexo B, cálcio, ferro e potássio. Outro componente importante presente no açúcar de coco é a fibra inulina, que faz com que o açúcar vá lentamente para o sangue. 

É importante ressaltar que o uso de mel e outros tipos de açúcar também deve respeitar a quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde (OMS): até 50 gramas por dia. 

Além disso, antes de oferecer a crianças diabéticas, os pais devem consultar o pediatra, pois alguns desses adoçantes naturais podem ter índices elevados de substâncias que são prejudiciais nesses casos, como a frutose.