É perguntando que se aprende – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

É perguntando que se aprende

Você sabia que a curiosidade pode estar relacionada ao aprendizado? Foi o que a Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, mostrou. De acordo com uma pesquisa que envolveu uma série de experimentos, a curiosidade ajuda a preparar o cérebro para aprender algo, além de tornar o aprendizado mais satisfatório. Para chegar a essa conclusão, os experimentos analisaram o que acontece com o cérebro em um momento de curiosidade.

Pensando nos resultados da pesquisa e em como curiosidade e aprendizagem estão relacionadas, resolvemos trazer três dicas para despertar ainda mais a curiosidade nas crianças.

1) Arte: por meio da arte podemos expressar quem somos, transmitir nossa individualidade e demonstrar habilidades. Como os primeiros anos de vida proporcionam momentos de descoberta, a arte pode influenciar no despertar da curiosidade; 

2) Brincadeiras ao ar livre: as brincadeiras, além de diversão, também proporcionam momentos de descoberta, socialização, desenvolvimento de habilidades cognitivas e psicomotoras e oportunidades de criação e organização;

3) Cozinhar: essa atividade permite um processo criativo, além de estimular a alimentação saudável e desenvolver noções de cuidado, responsabilidade, higiene e autonomia. A combinação de ingredientes, as diversas possibilidades de pratos e outros fatores ajudam a despertar a curiosidade nos pequenos.