É massa! – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

É massa!

Que tal usar massinha enquanto conta histórias? A massa de modelar é um brinquedo sensorial que ajuda a desenvolver a coordenação motora fina das crianças. A coordenação motora fina está ligada a movimentos delicados de pequenos músculos em atividades como desenhar, recortar, escrever, pintar, encaixar, montar e desmontar. Seu desenvolvimento permite o domínio do ambiente e do próprio corpo, assegurando o manuseio correto dos objetos. Assim, a ideia de usar massinha em uma contação de histórias contribui para o desenvolvimento motor e da imaginação da criança.

A ideia é básica: basta entregar massa para a criança modelar enquanto ouve a história. À medida que personagens, objetos e cenários forem aparecendo, incentive-a a reproduzi-los na massa. Se aparecer um animal, por exemplo, peça para a criança fazê-lo, e, assim, também, com outros elementos, como uma casa, uma bola, um menino, uma bolsa, etc.

Uma alternativa é deixar a criança livre para fazer o que quiser. Desafie-a para que, ao final do conto, ela diga que elemento é aquele e como ele se encaixa na história.