Disgrafia – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Disgrafia

Alguma vez você já ouviu falar em disgrafia? Trata-se de um transtorno de escrita, envolvendo tanto uma letra ilegível quanto outros problemas, como a falta de coerência na produção de um texto, por exemplo. A disgrafia está relacionada ao desenvolvimento emocional e afetivo da criança e precisa ser corrigida o quanto antes. Problemas motores, instabilidade emocional e dificuldade em identificar imagens, letras e palavras estão entre as principais causas da disgrafia.

Para descobrir se seu filho está enfrentando esse problema, é preciso acompanhar as tarefas de casa e os cadernos escolares. Observe alguns sinais, como: formação irregular das letras, com tamanhos que variam o tempo todo; espaçamento irregular; falta de alinhamento e erros ao utilizar letras minúsculas e maiúsculas.

Para reverter esse problema, o primeiro passo é conversar com o professor de seu filho. A escola pode ajudar oferecendo materiais para melhorar a caligrafia, por exemplo. Procure também um profissional que dê as orientações necessárias para outros problemas relacionados à disgrafia. Em casa, você pode estipular horários para treinar com ele. Por fim, incentive seu filho a analisar a escrita. Fazendo a autocorreção, ele mesmo será capaz de identificar os erros e corrigi-los nas próximas tentativas. O importante é receber o carinho e o apoio dos pais, sem julgamentos, mas com incentivo!