Cuidado com os dentes – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Cuidado com os dentes

Uma higiene bucal correta é garantida por bons hábitos. Portanto, se começa desde cedo, a criança aprende a cuidar bem dos dentes ao longo de sua vida. Confira quatro dicas para manter uma boa saúde bucal nas crianças e ensiná-las a cuidar dos dentes:

  1. Evite alimentos com adição de açúcar

Assim como influenciam na saúde do corpo, os alimentos também têm influência sobre a saúde bucal. Alimentos e bebidas com muito açúcar fazem mal e deixam os dentes propensos a problemas como a cárie. Evite oferecer guloseimas, sucos de caixinha, biscoitos, bolinhos industrializados, refrigerantes e outros do gênero. Prefira alimentos saudáveis, como legumes, frutas e verduras.

2. Creme dental com flúor 

A Associação Brasileira de Odontopediatria (ABOPED) recomenda usar creme dental com flúor. Desde o primeiro dente de leite, durante a infância e na vida adulta, a utilização do flúor é importante. Observe o rótulo dos cremes dentais e escolha os que tenham, no mínimo, uma concentração de 1.000 ppm de flúor – o suficiente para prevenir a cárie.

3. Quantidade de creme dental

Para crianças com até 3 anos, a quantidade ideal é a do tamanho de um grão de arroz cru. Para as crianças com mais de 3 anos, o recomendado é uma quantidade semelhante a um grão de ervilha.

4. Fio dental

Usar fio dental é indispensável, até mesmo para os pequenos. A escova de dente não consegue ir entre os dentes nem nas proximidades da gengiva. Para as crianças, que têm menos habilidade motora, a dica é usar fios dentais com haste, pois são mais fáceis de manusear.