Criança solidária | Nosso Amiguinho
    • Se seu filho não tem costume de ler, coloque a leitura em seu cotidiano de maneira natural. Evite, ao máximo, defin… https://t.co/OGSvgJvNY3

      Jan 18, 2021

Criança solidária

A solidariedade não se forma da noite para o dia. Por isso, se os pais desejam que seus filhos sejam pessoas solidárias, eles precisam ensiná-los e incentivá-los desde cedo. Por exemplo, se seus filhos estão disputando o mesmo brinquedo, você pode dizer que eles só poderão brincar com ele se resolverem brincar juntos ou se fizerem um combinado que satisfaça aos dois igualmente. Muitos pais, em busca de acabar com o conflito, podem pensar em comprar um brinquedo igual para cada. Essa atitude pode até parar uma briga, mas também tira a oportunidade de ensinar a compartilhar. Prefira incentivar seus a serem solidários um com o outro.

Se a escola ou a igreja promover uma campanha solidária, incentive seu filho a participar. Ajude-o a separar brinquedos e roupas para doar e leve-o para entregar os itens pessoalmente. Essa também pode ser uma boa oportunidade para você fazer algo junto de seu filho e ainda dar o exemplo de como ser solidário.

Permita, também, que seu filho realize pequenas tarefas em casa. Ao organizar os brinquedos, cuidar do animal de estimação e lavar a louça, por exemplo, ele vai perceber como é importante cooperar com os demais moradores da casa.