Criança criativa – Nosso Amiguinho
Missing Consumer Key - Check Settings

Criança criativa

Em geral, as crianças realizam, vez ou outra, atividades de estímulo à criatividade, como pintura, desenho, escrita e brincadeiras. Mas, além disso, os pais podem seguir algumas dicas e estimular ainda mais o desenvolvimento criativo. 

Em vez de dizer o que e como ela deve fazer, incentive a criança a pensar e tomar as próprias decisões em processos criativos. Numa pintura, por exemplo, não indique quais cores ela deve usar, nem corrija quando ela desenhar “errado”. Se você vir um sol pintado de azul ou uma cabeça de tigre no corpo de um elefante, não corrija. Aconselhe e oriente, mas permita à criança testar e experimentar.

Além disso, se anime e “compre” as ideias da criança. Mesmo as que parecem distantes da realidade são uma forma de expressão e desenvolvimento da genialidade.

Por fim, incentive seus gostos e preferências artísticas. Se a criança gosta de colorir, apresente novas cores de lápis de cor; se gosta de desenhar, dê diferentes tipos de lápis; se gosta de atuar, ajude-a a preparar uma peça teatral, etc. 

O importante é não atrapalhar o processo criativo e procurar formas de incentivá-lo.